17 de fev. de 2011

Mais dicas da Mamãe Skitter para futuros escritores...


Dicas da Mamãe Skitter para futuros escritores.

            Bom, depois de ver MUITAS irregularidades em MUITOS blogs, e no Nyah!Fanfiction, e deixar vários comentários dizendo que a Mamãe Skitter teria que ensinar a postar, resolvi criar algumas regras/dicas/sugestões para ajudar os futuros autores, escritos pela talentosíssima (ou quase), Mamãe Skitter:


Seção número 1 – Falando de gramática

            1- Por favor, gente. Atenção à língua portuguesa. Só porque você fala uma coisa, não quer dizer que seja assim que se escreva.
Errado:- Alou.
            -oie manu. falae vamu caminha, pragente compra uns bagaço lá no shoping.
            -ah vei, a gente vamo demorá muito? Purque eu priciso ir no dentista.
            Certo (Que faz bem para os olhos e tenta ressuscitar a coitada da língua que foi morta pelo ser acima): -Alô?
            -Oi. Tudo bem? Vamos caminhar? Nós podíamos comprar umas coisas lá no shopping.
            -Ah, pode ser, mas vamos demorar muito? Porque eu preciso ir ao ortodontista mais tarde.
            Objetivo: -Não assassinar a Língua Portuguesa, carinhosamente chamada de Português nas escolas do Brasil, a sexta língua mais falado no mundo e que merece respeito e carinho, o que alguns seres não demonstram.
            -Deixar o texto mais fácil de ler, porque ninguém merece tentar interpretar erro de português. De digitação ainda vai, mas adivinhar o que o ser quer dizer, tem que ter uma paciência divina.
            O único jeito de conseguir ter o menor número de erros possíveis é REVISAR, REVISAR E REVISAR. No blog que eu leio (que é muito bom) Caindo de Boca, elas dizem que nunca á demais revisar, porque um livro NUNCA vai estar realmente pronto e livre de todos os erros... Mas ninguém é perfeito, porque os livros tem que ser?
            2- Ponto de exclamação não é ponto final, peloamordedeus!
            Errado: Me aproximei! Estava com muito medo, mas tinha meu melhor amigo do meu lado! Ele ia me proteger! Caminhamos vagarosamente pela mata escura!
            -Ei Rebekka! - Ele sussurrou - Vamos acampar naquela clareira!
            Certo:Me aproximei. Estava com muito medo, mas tinha meu melhor amigo, do meu lado e ele ia me proteger.Caminhamos vagarosamente pela mata escura.
            -Ei Rebekka... - Ele sussurrou - Vamos acampar naquela clareira.
            Objetivo:-Nem preciso dizer que quando se usa o ponto de exclamação em excesso nunca se sabe se tem ênfase na voz do personagem, sem contar que o texto fica confuso e amador.
            3- Alguns livros renomados, cometem gafes que nos deixam confusos, e isso se dá principalmente por causa dos diálogos. Lembrando que não estou ditando regras, estou dando dicas de amiga. EU sempre prefiro, quando o personagem fala desse jeito:
            -Então o que vai ser? – Ele perguntou olhando para ela com curiosidade. Texto. Texto. Texto. Texto. Blá blá blá Whiskas, blá blá blá Whiskas, blablá blá Whiskas. Encheção de lingüiça que sempre funciona para deixar seus textos elegantes – Já decidiu?
            Porque você sabe que é o personagem falando a mesma fala. Mas em livros muito bons como Wake (Fade ; Gone) e Beijada por um anjo ( Beijada por um anjo – A força do amor; Beijada por um anjo – Almas Gêmeas) deixam-nos confusos porque seus diálogos são assim:
            -Então o que vai ser?
            Ele perguntou olhando para ela com curiosidade. Texto. Texto. Texto. Texto. Blá blá blá Whiskas, blá blá blá Whiskas, blablá blá Whiskas. Encheça de lingüiça que sempre funciona para deixar seus textos elegantes.
            -Já decidiu?
            Sendo que o mesmo personagem disse a mesma coisa. Mas você optará pelo melhor modo.
            4- Lembre-se da nova ortografia, que daqui para frente, ter um selo dizendo que está de acordo com o acordo ortográfico atrairá muitos leitores. Use a página listada ao lado para se orientar.
            5-E nunca se esqueça, do fundamental Tab, no caso parágrafo, que para quem não sabe fica acima do CAPS LOCK. Ah, o CAPS LOCK também é importante. Deixar as letras maiúsculas depois dos parágrafos e dos travessões.
6- Caiu de paraquedas na minha vida, uma autora que disse algo que eu jamais tinha ouvido falar em toda a minha vida. Toda a vez que um personagem ia fazer uma pergunta, e ela tinha escrito "Ela/ele perguntou" antes, ela simplesmente não colocava o ponto de interrogação. Para o caso de haver mais autores com este problema, não importa, ok? Ponto de interrogação está SEMPRE no fim de perguntas. SEMPRE!


            Seção número 2 – Falando da estética da história.
            1- Nunca comece descrevendo tudo.
            Errado: Meu nome é Rebekka, tenho 14 anos, tenho cabelos castanhos como os da minha mãe, olhos verdes como meu pai, peso 64 quilos, e tenho1,64 de altura. Minha casa tem três andares, no primeiro tem a sala, dois banheiros e a cozinha, no segundo tem os quartos, e no último meu sótão. Tenho 3 irmãos que são assim, assim, assado, e muitos amigos
            Certo: Desço pelas escadas para chegar ao segundo andar e acordar meus três irmãos batendo em suas respectivas portas. Depois desço para o primeiro andar, escovo os dentes e meus cabelos castanhos, enquanto encaro meus olhos verdes no espelho. Vou para a cozinha onde minha mãe já preparou o café, e o telefone está tocando.
Atendo, é um dos meus amigos.
            Objetivos: - Fazer o leitor se interessar pela história
            -Deixar o começo mais interessante
            -Não deixar repetitivo
            -Dar lugar a imaginação do leitor na hora de imaginar as cenas.
            -Deixar os personagens mais intensos dando poucos detalhes de cada vez.
            2- Cuide da coerência das histórias.
            Afinal, você não pode começar uma história na China, onde seus personagens estão cercados de pessoas, mudar-se para a Inglaterra e todas as pessoas irem com eles. Não seria coerente, certo? Quero dizer, várias famílias não podem ter a exata mesma ideia, na exata mesma cidade e etc.
            3- Torne-se uma super-espiã. Escrevemos sobre coisas, lógico. Se você vai escrever sobre alguma coisa, logicamente você tem que conhecer essa coisa. Kathryn Lasky, a escritora de a Lenda dos Guardiões, escreveu esse vasto romance sobre corujas e para isso, fez uma vasta pesquisa sobre corujas. Stephanie Meyer realizou pesquisas sobre os vampiros e lobisomens de seus livros, lendas de vários lugares... Visitou Forks, fez enquetes etc...
            Se você vai escrever um livro medieval, faça pesquisas sobre que séculos que vai se passar. No resumo, pesquisem, espionem, e escrevam.
            4 – Assista bons filmes e use atores como parâmetro.
            Bom, é LÓGICO que filmes são livros para folgados. Mas, é difícil imaginar todos os seus personagens com clareza, porque as vezes, eles não existem. Passe alguns minutos por dia, observando o ator que você escolheu para representar seu personagem, logo você terá decorado suas feições e imaginá-lo do seu jeito ficará muito mais fácil.
            5 – Nunca plageie! Plágio é crime com patente ou não. É anti-ético e imoral. Se faltou criatividade, copie e cole, mas depois reescreva do seu jeito, de modo que não seja mais a mesma coisa.




Em breve mais dicas! Fiquem ligados!
Skitter - A Maluca do Blog
          

3 comentários:

  1. Adorei seu post, eu sempre vejo muitas irregularidades em blogs e sites também, principalmente em fanfics. Concordo muito com você na questão de pesquisar sobre o assunto que irá falar, eu sempre escrevo aventura, pois leio mais aventura e sempre pesquiso sobre o que estou escrevendo, faz meses que estou tentando escrever um romance bem do tipo para meninas (meninos podem ler também) e não estou me saindo bem exatamente por isso, apesar de ser fã n° 1 dos livros da Meg Cabot, Paula Pimenta e vários outros livros do gênero, além dos filmes que assisto, está difícil, já que nunca fui de escrever romances adolescentes (sempre gostei de escrever os cheios de mistério...), mas vou continuar tentando, eu gosto de experimentar tudo, e pesquisar mais sobre os livros de garotas está sendo ótimo. E como você mesma disse tem essa coisa de se inspirar em determinado ator, eu sempre que escrevo me inspiro muito em Johnny Depp, como disse antes escrevo mais aventuras e romances "sombrios" e os filmes do Depp tanto os romances quanto os de aventuras são ótimos, e convenhamos ele é lindo (risos). Ah e eu falei em outro comentário que estou trabalhando num blog literário, gostaria de saber se você não quer ser minha parceira lá? Eu ia adorar!! Beijo continua com as dicas que estão ótimas!!

    ResponderExcluir
  2. Rafinha, será um prazer ajudá-la no seu novo blog!
    Meu protagonista do meu 1º livro também é o Johnny Depp!

    ResponderExcluir
  3. Tá legal então, assim que estiver pronto, seu blog estará lá no Blogroll ^^

    ResponderExcluir