4 de nov. de 2012

NaNoWriMo

Você olhou esse título e provavelmente pensou "Pronto! Uma postagem maçante sobre algum anime que essa garota viu!". Errado!
Apesar de ter um nome muito semelhante a de um anime - Com sílabas separadas que não fazem o menor sentido para nós ocidentais - o NaNoWriMo, só tem a ver com desenhos japoneses se você quiser que ele tenha.
O NaNoWriMo significa, em inglês, Nacional Novel Writing Month, o que, na nossa linda língua varonil significa Mês Nacional de Escrita de Romances. E eu não sei o que o Nacional está fazendo lá, porque o programa aceita participantes do mundo todo! Inclusive eu, que não poderia perder meu lugar nessa incrível aventura literária.
Você já pensou em escrever um livro? Um simples pensamento do tipo: "Preciso escrever um livro antes de morrer". Bem, essa é a sua chance. Deixe de preguice e tire aquela máquina de datilografar do armário (Dá uma limpadinha antes, ok?). O NaNoWriMo é uma comunidade de escritores e escritoras do mundo todo que se juntam para tentar escrever 50 000 palavras em um mês. Cada um dá algumas poucas informações de si e do seu romance, e começa a escrever no word ou outro programa de sua preferência. Vai informando o número de palavras que está e no final, valida todas elas para ser declarado um vencedor.
O prêmio? Passar Dezembro revisando seu romance. Não está bom para você? Que tal a satisfação de terminar uma coisa que você começou?
Particularmente, a experiência está sendo incrível para mim até agora. Você é incentivado à escrever. Há competições entre os usuários, todo mundo lá é super do bem, e o site é cheio de dicas e recursos para tornar a sua escrita o mais agradável e fácil possível. Mas não acredite apenas em mim. Acredite:

Na Laura Andrade, minha amiga do teatro que está participando comigo:
Eu estou caminhando, meio atrasada pra falar a verdade, mas pra quem não tinha definido sobre o que ia escrever até dia primeiro 7 da noite está ótimo :D. Isso é muito bacana porque te faz escrever, a ideia não fica lá mofando até bater inspiração denovo. Bom, minha sinopse ficou uma droga e meu título é beeeem provisório mas eu estou contente com a história. 
Beijoos da sua writing buddy! 
Laura

O Aires, codinome Rodrigo Faro, uma ML (Uma espécie de moderadora do programa no Brasil):
"Eu não tinha amigos, não tinha criatividade, não conseguia escrever, mas depois do NaNoWriMo minha vida mudou! Agora eu consigo discutir numa mesa de bar por mais de uma hora sobre bicicletas em cenários pós-apocalípticos. Minha mãe já não me chama mais de traste o dia inteiro, porque agora eu saio de casa para conseguir escrever. Meus amigos imaginários me adoram. Menos o Pitt, do qual eu escrevi a morte no terceiro dia do meu NaNo"

"O Brasil é carente de incentivo à produção literária. É bom encontrar uma comunidade que se uniu em torno de contar histórias." - ARBO, Jade

"Esse está sendo o mês mais divertido do ano! Já matei 6 pessoas, e planejo matar mais 10. E o melhor: desta vez não posso ser preso por isso!" - Vinicius Munhoz e Aires

"Eu era um social outcast, sem vida e sem emprego. NaNoWriMo mudou minha vida, agora minha mãe não pode mais falar que eu sou um vagabundo que fica o dia inteiro em casa sem fazer nada... pelo menos durante o mês de Novembro?" - Sorella

E se você não acredita nessas pessoas incríveis que você vai encontrar no chat brasileiro do NaNo, acredite no ESTADÃO!
http://blogs.estadao.com.br/link/um-livro-em-um-mes/

Se convenceram agora? Então junte-se a nós, escrevendo seu livro até dia 30 de Novembro!
http://nanowrimo.org/en/dashboard

Skitter - A Maluca do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário