10 de ago. de 2012

Dicas da Mamãe Skitter para Futuros Escritores - Seção Número 03


Seção 3 - Subseção I - Títulos
Eu admito, eu julgo sim livros pela capa, mas principalmente pelo título. Você pode escrever o melhor livro do mundo, esculachar Shakespeare e Tolstoi, mas se você tiver um título ruim, eu duvido que seu livro consiga uma segunda edição. Então, para que não haja desvalorização, então aqui vão algumas dicas/sugestões/regras sobre como fazer títulos bons, mesmo que a sua história não seja tão boa.
1 - Um livro é composto de várias partes. Sinopse, o opcional Prólogo ou Prefácio, Introdução, Conflito, Clímax, Desfecho, entre outras coisas que aprendemos na aula de Língua Portuguesa ou português, ou como eu chamo LP. Mas na hora que comprar um livro, ou ler um livro na internet, o primeiro recurso que o seu leitor vai ter acesso, é ao título invariavelmente ou você lê a sinopse antes do título?Faltou criatividade? Deixa a história rolar... Você não precisa postar ou imprimir ela imediatamente não é? Quando você tiver tudo pronto na cabeça, ou no computador, você volta para o começo e pensa em um título.
Eu tenho o péssimo costume de colocar nomes provisórios e acabar deixando aqueles mesmo. Se você estiver com problemas, mesmo com a história pronta faça o seguinte:
Passo I:  Segure sua cabeça bem forte com as duas mãos, uma de cada lado, e olhe fixamente para a janela aberta do seu livro ou para o seu caderno se você como eu, escreve à moda antiga.
Passo II:  Pergunte a si mesmo: -Porque eu escrevi essa droga? Do que isso fala? Logo o título virá. Lembre-se, títulos podem ser qualquer coisa relacionada à história: O nome do seu personagem principal, o lugar que ele descobre, o nome de família dele, o nome do gato da tia avó da amiga de um colega de um primo de segundo grau de um filho adotado da sobrinha perdida dele (contando que ele seja mencionado no livro. Afinal ninguém entenderá um livro chamado Gota de Sangue, falando sobre os hábitos de reprodução das borboletas), a dança que ele gosta de fazer, o nome da espada dele *brisingr!!!* Depende muito do que sua história fala.
2 - Ok, vamos ver, que livro você leria? "O Tango" ou "A incrível e inimaginável aventura policial de um advogado que gostava de dançar tango nas horas vagas?". Eu acho que você preferiria "O Tango", mas tudo bem se você quiser repetir "A incrível e inimaginável aventura policial de um advogado que gostava de dançar tango nas horas vagas" toda vez que alguém te perguntar sobre um livro interessante.Então a primeira dica: Não exagere! Seu título não precisa ser grande e contar toda a sua história. Nomes únicos já venderam milhões! Se o seu título não for expressivo o bastante existe uma ferramenta que os escritores vêem explorando há algum tempo que é muito útil. O Subtítulo. Aquela pequena frase que vai embaixo do seu título, pode dar um novo sentido ao seu título.
3-Uma das muitas coisas que eu aprendi com um blog que eu admiro muuuuuuuuito que é o CDB (Caindo De Boca - Nos livros óbvio, porque somos divas afinal de contas), é que se o seu título não está bom em português ele dificilmente ele vai ficar bom em inglês ou outras línguas. Se a sua história se passa no Pará, você não vai colocar o título "My heart have just exploded into raibows!"; Vai ficar incoerente, certo?

Seção 3 - Subseção II - Sinopses
1 - Peloamordedeusquemoranocéuequeamaatodosnós! Se há uma sinopse mais clichê do que a que eu vou mostrar eu não sei.
"Ela... Dona de grandes fazendas de gado
Ele... Um mero empregado
Ela..."
Argh! Eu não aguento nem terminar de escrever isso! Comparar dois mundos diferentes está mais batido do que... batida de carro, sei lá. Estou sem criatividade...
2- Não importa se você não é bom em sinopses. Colocar que não é bom em sinopses não vai fazer o leitor ler por dó de você. Ele vai passar adiante, afinal, se você não consegue resumir a sua própria história, como vai criar uma boa trama? Ah, outra coisa, NOME DE PERSONAGEM NÃO É SINOPSE! Pense bem, se ninguém sabe sobre o que fala a sua história, porque em nome de tudo o que é mais sagrado, eles iriam querer saber o nome dos seus personagens. Não é como se eles fossem se apaixonar por um nome e ler só para descobrir quem é. As coisas não funcionam assim, Sweetie.

Em breve mais postagens! (Para mais dicas, clique no marcador Dicas da Mamãe Skitter na guia Marcadores à direita)

Skitter - A Maluca do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário